Reprodução/Gshow/Lailson dos Santos
Maurício de Sousa compareceu hoje, 22, na pré-estreia de sua cinebiografia que estreia amanhã (23). O autor de Turma da Mônica completa 90 anos na próxima segunda-feira (27), e comemorará em grande estilo assistindo o longa que retrata toda sua história de vida. Maurício apareceu em uma cadeira de rodas na companhia do filho Mauro.
A obra começa abordando a infância do artista e é narrado em primeira pessoa, além de explorar sua relação com o pai, a avó e a mãe. A biografia de Maurício conta ao telespectadores toda sua trajetória e o início de sua vida profissional. Sousa começou atuando em jornalismo policial, até realizar, aos poucos, a transição para a escrita de revistas infantis.
“É uma história muito inspiradora, era importante que ela fosse mais conhecida. A trajetória do Maurício até se tornar quem se tornou, ou seja, o responsável por um legado artístico que impactou tantas gerações. Como ele chegou nesse lugar? Queria que o filme tivesse a ótica do Maurício contando essa história para a gente. Foram horas de entrevistas.”
“O desafio foi cortar depois. Ele fez questão de estar perto, deu força para a gente avançar com tudo. Ele queria ver esse filme pronto. E é uma coisa que gosto de fazer, que ele participasse. O Maurício viu tudo, a gente discutiu sobre o roteiro, conversou.“
“Ele é um cara agregador da família dele. A gente sabe que todos os filhos viraram personagens. O fato do filho dele ter interpretado ele (no filme) foi a parte mais emocionante. Ele ficou muito feliz. Ninguém mais teria a condição de trazer de forma tão verdadeira e genuína essa interpretação do Maurício.“
“O longa é repleto de elementos que fazem referência a suas lembranças de infância, como o garoto Cascão, por exemplo, morador do distrito de Santa Isabel, em Mogi das Cruzes. Além disso, não podemos deixar de fora a personagem Mônica, que foi totalmente inspirada em sua filha.” – relata Pedro Vasconcelos, diretor do longa, em entrevista à Veja.
A obra mais famosa de Maurício de Sousa

A franquia que marcou a infância dos brasileiros começou a fazer sucesso por meio tirinhas em jornais e gibis vendidos nas bancas de jornais. No ano de 1970, é lançada a primeira revista da Turma da Mônica. Em 1976, é exibido na televisão brasileira o especial “O Natal da Turma da Mônica”, marcando a estreia da obra nas telonas. Em 2023, o clássico comemorou seu aniversário de 60 anos.
Maurício decidiu criar uma nova obra retratando a adolescência dos personagens, que ficou conhecida como a Turma da Mônica Jovem.
Acesse o Cine Art Café para mais conteúdos
