No último domingo (11), aconteceu a cerimônia do Globo de Ouro, considerado uma das maiores premiações do cinema, e etapa essencial para o Oscar. Nesta edição, o Brasil concorreu e venceu os prêmios de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator, com o longa O Agente Secreto, protagonizado por Wagner Moura. No ano passado, a atriz Fernanda Torres levou para casa o prêmio da categoria Atuação, com o filme Ainda Estou Aqui, que já é considerado um dos melhores filmes da indústria cinematográfica brasileira.
O Agente Secreto ganhou destaque internacional, vencendo a classificação de Melhor Filme Internacional pelo Critics Choice Awards, e conquistando os títulos de Melhor Direção e Melhor Ator pelo Festival de Cannes. O longa mergulha no Brasil dos anos 70, e na história de Marcelo (Wagner Moura), procurado pelo regime militar e um grupo de assassinos. Ele parte para Recife, encontra o filho e passa a viver em uma pensão de refugiados do regime. A narrativa é longa e cheia de detalhes, mas não chega a ser massante. Pelo contrário; a cada cena que se passa, vem a expectativa pelo próximo acontecimento e a próxima descoberta.
“Quero mandar um alô a todos do Brasil. Agradecer à Neon, ao festival de Cannes e à Vitrine Filmes, que fez de O Agente Secreto um blockbuster muito incomum no nosso País. Quero agradecer à nossa equipe e ao excelente elenco de O Agente Secreto. Aqui temos uma pequena parte. Obrigado Wagner Moura, que ator! A melhor coisa é quando temos uma combinação de excelente ator e excelente amigo. Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento muito importante na história para fazer cinema, aqui e no Brasil. Jovens cineastas, continuem fazendo filmes” – Agradeceu Kleber Mendonça Filho, autor e diretor do longa.
Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux Reprodução/Instagram @goldenglobe
Os Indicados a Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Globo de Ouro 2026
Foi Apenas um Acidente
No Other Choice
O Agente Secreto
Valor Sentimental
Sirat
A Quem Eu Pertenço
A conquista serve como um termômetro para o Oscar. Atualmente, a obra faz parte da lista dos pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, segundo lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, no último dia 16. O grande vencedor do Globo de Ouro 2025 foi o francês Emilia Pérez.
Confira a lista completa dos vencedores do Globo de Ouro
Melhor filme de drama
“Frankenstein”
“Hamnet: A vida antes de Hamlet” (VENCEDOR)
“Foi Apenas um Acidente”
“O Agente Secreto”
“Valor Sentimental”
“Pecadores”
Melhor filme de comédia ou musical
“Blue Moon”
“Bugonia”
“Marty Supreme”
“A única saída”
“Nouvelle Vague”
“Uma batalha após a outra” (VENCEDOR)
Melhor ator em filme de drama
Joel Edgerton, “Sonhos de trem”
Oscar Isaac, “Frankenstein”
Dwayne Johnson, “Coração de lutador: The Smashing Machine”
Michael B. Jordan, “Pecadores”
Wagner Moura, “O Agente Secreto” (VENCEDOR)
Jeremy Allen White, “Springsteen: Salve-me do desconhecido”
Melhor atriz em filme de drama
Jessie Buckley, “Hamnet: A vida antes de Hamlet” (VENCEDORA)