Reprodução/Arquivo Nacional
A sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, receberá até sexta-feira (24), o Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que este ano celebra sua 10ª edição. O evento terá como tema principal o Memórias da Terra em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências, pautado na COP 30, que acontece em novembro deste ano. O festival, aliás, já percorreu todas as regiões do país.
Além disso, as cidades de Manaus e Porto Alegre receberam novas sedes do Arquivo Nacional. No total, foram exibidas 18 obras audiovisuais, por meio de uma parceria com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação (EBC), alcançando mais de 566 mil espectadores na TV Brasil, Canal Educação e Canal Gov.
“A gente está, o ano todo, mobilizando os nossos principais eventos para a temática das mudanças climáticas e do meio ambiente, por conta da própria COP30. Por isso, a gente escolheu esse tema” – contou a coordenadora geral de Acesso e Difusão de Acervo do Arquivo Nacional, Letícia Grativol.
Programação do festival
Desde o dia 16, a sede está exibindo sessões públicas gratuitas na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e no CineArte UFF, em Niterói. Na programação do evento também estão previstas apresentações diárias às 18h30, que devem acontecer até o dia 23. No dia 24, o público descobre qual será o melhor filme das categorias disponíveis, com exibições em uma tela gigante.
“A gente vai receber uma atração cultural que é o Cine Orquestra, em que vamos fazer sonorização de filmes mudos ao vivo, a partir das 18h. Não é preciso retirar ingresso. É só chegar aqui, na Praça da República” – afirma Letícia
Acontece também no Arquivo Nacional a exibição de alguns filmes produzidos por crianças, a Mostra Lanterninha Mágica e uma oficina inédita com o ex-Titã Gavin. Posteriormente, o festival lançará a décima edição da Revista Arquivo, somente em edição digital. A revista publica conteúdo informativo sobre cultura, história e temas importantes para a sociedade, a fim de informar os leitores sobre assuntos relevantes de interesse público.

A competição
A Mostra Competitiva deste ano traz 18 filmes, sendo seis curtas, seis médias e seis longas-metragens que fazem parte da seleção dos filmes inscritos. Ainda segundo a coordenadora-geral, o festival recebeu, nesta edição, 208 novas inscrições, considerado um recorde em relação à edição passada. Os longas competirão também nas categorias de melhor pesquisa e melhor utilização do acervo.
Todas as sedes do Arquivo Nacional receberam estruturas para exibir a premiação dos filmes da Mostra Competitiva. “Foi a primeira vez que foi feito esse circuito, e a gente pretende continuar com ele nos próximos anos”.
O Arquivo
O Arquivo Nacional é o órgão do governo brasileiro responsável pela gestão e preservação de documentos e arquivos pertencentes à administração pública, com a finalidade de proporcionar cultura e informação ao público. É possível encontrar no Arquivo fotografias, filmes, mapas, livros, e arquivos sonoros raros. Ademais, o órgão pertence ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O Arquivo nasceu em 02 de janeiro de 1938, e, inicialmente, recebeu o nome de Arquivo Público do Império. Ao longo do tempo, passou por um longo processo de modernização e reformulação, com o intuito de atender novos públicos.
