Reprodução/Agência Brasília
O Festival de Cinema de Brasília é considerado a maior mostra de cinema do Brasil. No último sábado, (20), o evento aconteceu no Cine Brasília e premiou filmes de curta e longa metragem. o Festival comemora em 2025 seus 60 anos de existência.
A homenageada da edição é Fernanda Montenegro, que possui grande destaque nacional. A atriz já participou de diversas novelas e papéis importantes, e posteriormente estrelou o longa ‘Vitória’, que conta a história de uma idosa que toma coragem e denuncia um grupo de traficantes e policiais corruptos do Rio de Janeiro.

Os filmes brasileiros tem ganhado destaque no universo cinematográfico mundial, e, por isso, estão sendo cada vez mais prestigiados em premiações internacionais e nacionais.
Além do longa estrelado por Fernanda Montenegro, o filme ‘Agente Secreto‘, com Wagner Moura, foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026. A obra, no entanto, estreia nos cinemas brasileiros somente em novembro.
Assim como Ainda Estou Aqui, que venceu o Oscar deste ano na categoria de Melhor Filme Internacional, a produção também se passa na época da ditadura militar.
Festival de Cinema de Brasília

Além disso, o destaque da noite foi ‘Futuro, futuro’, do diretor gaúcho Davi Pretto, que ganhou o título de Melhor Longa Metragem. A produção também recebeu os títulos Melhor roteiro, Melhor montagem e Menção honrosa do júri.
Já o longa ‘Assalto à Brasileira’, conquistou o prêmio de Melhor Longa Metragem pelo júri popular, e o título de Melhor Ator foi para Murilo Benício. Christian Malheiros, por sua vez, foi considerado o Melhor Ator Coadjuvante.
Ademais, os curtas ‘Laudelina e a felicidade guerreira’, da diretora Milena Manfredini, foi o vencedor de Melhor curta pelo júri oficial. ‘Couraça’, de Susan Kalik e Daniel Arcades, ganhou a posição de melhor Curta Metragem pelo júri popular.
Emocionada, Susan Kalik relatou ao Correio Braziliense: “O prêmio do Júri Popular é um prêmio de afeto. É um prêmio de alguém que assistiu, gostou, se sentiu tocada e votou no filme”.
“A gente conseguiu olhar no olhinho de alguém e essa pessoa se emocionou com essa história, com a forma como a gente contou. Obrigada a todo mundo que curtiu e demonstrou seu carinho pelo filme“.
A história por trás do Festival de Brasília
O Festival existe há mais de seis décadas. Além dos filmes exibidos na mostra, o Cine Brasília oferece oficinas de ensino para cineastas amadores. Confira algumas opções divulgadas no portal do evento:
- “Agentes do Cinema: aprenda filmar ideias com o celular” (Inscrições encerradas)
- “Oficina de Coordenação de Intimidade para atores e diretores” (Inscrições encerradas)
- “VFXPRO: Da pós-produção de cinema tradicional à era da Inteligência Artificial” (Inscrições encerradas)
- “Crítica em Movimento: Oficina de Escrita” (Inscrições encerradas)
- “Como utilizar o YouTube para potencializar as produções audiovisuais” (Inscrições abertas)
Os ingressos da atração custam em torno de R$20,00 (inteira), e R$10,00 (meia). Assim, os telespectadores podem desfrutar da experiência com preços acessíveis. As vendas acontecem de forma online ou direto na bilheteria. A instituição oferece exibições gratuitas da mostra nos seguintes locais:
- Teatro SESC Silvio Barbato – SCS-
- SESC 504 Sul-
- Complexo Cultural Planaltina.
Apesar da facilidade de acesso, os interessados devem se atentar ao número de ingressos disponíveis, pois o evento está sujeito a lotação.
Enfim, estamos ansiosos para descobrir o que vem pela frente no cinema brasileiro.