Reprodução/IMDB
Toy Story, clássico da Pixar, completou 30 anos. E em comemoração, foi relançados nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (11).
Em 1995, a Pixar fez um acordo com a Disney para a realização de três filmes gerados por computador. E foi sucesso; em 1996, foi o primeiro filme de animação a concorrer ao Melhor Roteiro de Animação no Oscar.
O longa não venceu, mas recebeu o Oscar de Conquista Especial. Toy Story, até hoje, está na lista dos melhores filmes de animação de todos os tempos. Além, é claro, de ter marcado gerações.

A incrível e fofa trama de Toy Story
Andy é o protagonista dessa história, e como toda criança, ama brincar. O menino tem uma enorme coleção de brinquedos de todos os tipos em seu quarto, e um dos seus favoritos é o cowboy Woody.
No entanto, o aniversário do garoto está chegando, e os brinquedos temem ser substituídos. Liderados pelo cowboy, os brinquedos falantes se juntam e montam uma espécie de escuta para descobrir qual será o novo presente de Andy.
Quem chega para integrar a turma é Buzz, o astronauta. Woody, com ciúmes, tenta fazer com que o boneco caia atrás da cama. Mas o plano dá errado e Buzz cai da janela. Diante do acontecido, o cowboy monta um plano de resgate junto aos amigos.
Como praticamente todos os filmes de animação, Toy Story tem final feliz, já que o astronauta é encontrado. Graças ao sucesso do desenho, a Pixar resolveu dar sequência a franquia.

Toy Story 2
Em Toy Story 2, Buzz e Woody agora são amigos, mas agora é o vaqueiro quem corre perigo. A mãe de Andy decide vender alguns artigos antigos, e um dos brinquedos se perde e vai parar no bazar.
Desesperado, Woody parte para seu resgate, mas um colecionador o encontra e o sequestra com o intuito de levá-lo a um museu de brinquedos no Japão.
Na casa do colecionador, o vaqueiro descobre que fez parte de uma série de TV junto a Jessie, que também é vaqueira, Bala no Alvo, o burro e Pete Fedido, garimpeiro que se torna um dos principais antagonistas do filme.
Agora, chegou a vez de Buzz resgatá-lo. Apesar dos desafios, os amigos se encontram novamente e fica tudo bem.
Toy Story 3
Chegou a hora de falar do terceiro e mais marcante da franquia, Toy Story 3. Na animação, Andy agora não é mais uma criança, mas sim, um jovem que está indo para a faculdade, e por isso, sua mãe decide guardar os brinquedos no porão.
Mas algo inesperado acontece; sem querer, os bonecos vão para uma caixa de doação e levados para uma creche. Mas as crianças de lá não são nada amigáveis.
Eles conseguem retornar e decidem morar com Bonnie, uma menininha doce que cuida bem dos seus brinquedos e pelúcias.
Toy Story, além de ser pioneiro no universo das animações para cinema, aborda temas importantes para crianças, jovens e adultos, como a amizade, senso de pertencimento, trabalho em equipe, resiliência e resolução de desafios.
Em 2019, a empresa lançou o quarto capítulo da história, mostrando Woody e Buzz separados. E em 2026, chega aos cinemas Toy Story 5.