Reprodução/IMDB
A Netflix lançou, em 07 de novembro, a adaptação de Frankenstein, que já é uma das apostas para o Oscar 2026. A obra foi dirigida por Guillermo del Toro, com protagonismo de Jacob Elordi, Mia Goth e Oscar Isaac. Frankenstein de Del Toro traz uma abordagem autoral e emocional entre a relação de criador e criatura. O autor definiu a produção como uma história de perdão, traumas e solidão.
O elenco

Jacob Elordi interpreta a criatura, criação de Victor Frankenstein, formada a partir de partes de soldado e criminosos. A figura ganha vida a partir de uma descarga elétrica. Eventualmente, o protagonista torna-se mais humano que o próprio criador, Elordi contou que passou cerca de dez horas diárias na maquiagem para se transformar na criatura. O ator é conhecido por seus papeis em ‘Barraca do Beijo’ e ‘Euphoria.’ Além disso, interpretou Elvis Presley em Priscilla e Felix Catton em Saltburn.

Já Mia Goth faz o papel de Elizabeth Harlander/Baronesa Claire Frankenstein, noiva de William Frankenstein, irmão de Victor, que acaba despertando o interesse do criador do mesmo, e interpreta também Claire Frankenstein, mãe dos irmãos que morreu no parto. Mia Goth ganhou notoriedade pelas personagens Pearl e Maxxine.
As diferenças entre o livro e o filme da obra
A versão original apresenta uma criatura violenta, que desconta suas frustrações por isolamento em assassinatos. Na adptação para a Netflix, o autor alterou a personalidade do protagonista, tornando-o mais humano e pacífico. Em relação à Elizabeth, no livro, a personagem é apaixonada por Victor. Mas no filme, ela acaba sentindo raiva de seu noivo quando descobre os detalhes da criação de Frankenstein.
Apesar dos traços humanos, o protagonista não deixa de sentir dificuldades em se aceitar. O filme termina com William, irmão de Victor, sendo morto após a criatura ser atacada.
