Reprodução/Retratofilmes
O mercado tem investido cada vez mais em produções nacionais com foco em terror e suspente. O longa ‘Apanhador de Almas‘, estreia hoje, 18 de setembro, em 58 cinemas espalhados pelo Brasil, e será estrelado por Klara Castanho e a influenciadora Duda Reis.
O filme contará também com Angela Dippe (“Castelo Rá-Tim-Bum”), Larissa Ferrara (“As Aventuras de José & Durval”), Jessica Córes (“Biônicos”, “Cidade Invisível”) e Priscila Sol (“Carinha de Anjo”) no elenco. Além disso, a produção pretende explorar o universo da bruxaria, tendo como inspiração a obra de H.P Lovecraft.
“Sou muito medrosa para terror, mas assisti tudo que podia para participar desse, mesmo que vendo algumas coisas entre os dedos. Acho admirável um ator conseguir transmitir o arrepio, porque é algo realmente bem difícil e que cada pessoa vai sentir de uma forma diferente.”
Disse Klara Castanho em entrevista exclusiva ao Viver, com declaração publicada no Diário Pernambuco.
Na trama, o grupo de jovens decide viajar para acompanhar um ritual sobrenatural, mas acabam em perigo. Confira o que os diretores Fernando Alonso e Nelson Botter Jr disseram sobre a produção, em nota divulgada ao TelaViva:
“Sou fã do gênero desde muito jovem, em parte porque ele dialoga com nosso imaginário e nos conecta com nossos próprios medos. É um tipo de filme ainda pouco desenvolvido no Brasil e no qual precisamos apostar mais, pois carrega um enorme potencial.” – Revela Afonso.
Já Botter Jr. completa: “Filmes de gênero são fundamentais para o fortalecimento do cinema brasileiro, porque combinam identidade cultural com linguagem universal — ampliam nosso alcance sem perder a essência. ”
Um fato a ser destacado em Apanhador de Almas é o protagonismo feminino, já que o elenco é composto majoritariamente por atrizes, além de estarem inseridas no universo da bruxaria, construído historicamente pelas mulheres.

A trajetória de Klara Castanho
Klara Castanho deu uma entrevista exclusiva para o Papo de Cinema, explicando como foi participar de um longa de terror, algo bem diferente do que está acostumada. O Cine Art Café destacou os principais pontos da conversa:
“Antes de mais nada, eu acho que já tirei o suco de tudo que é de drama, comédia adolescente, e agora estou muito feliz em me aventurar em novos gêneros. “
“Óbvio que eu ainda tenho muita coisa a descobrir nesses outros gêneros, mas descobrir uma nova vertente dá um respiro e uma sensação de que vem muita coisa pela frente.“
Ela ainda comenta sobre sua relação com o gênero: “De uns dois anos para cá, comecei a fazer thriller. Tenho diferentes projetos gravados que já estão entre o público, mas comecei a trabalhar no thriller, suspense, e agora cheguei no terror.“
A atriz confessa que se adaptou ao estilo, mas que até então não era fã desse tipo de produção. Atualmente, a artista atua em ‘Quando Ela Desaparecer“, série exclusiva de suspense do Globoplay que teve como inspiração o best-seller policial do jornalista Victor Bonini.

Na lista de seus últimos trabalhos estão ‘Garota do Momento’, ‘#SalveRosa‘, ‘Bom dia Verônica‘ e outros.