Reprodução/IMDB
A Academia Brasileira de Cinema tem como favorito o filme O Agente Secreto para concorrer na categoria de melhor filme internacional do Oscar do ano que vem, previsto para acontecer em 15 de março. Por aqui, o filme chega aos cinemas em 06 de novembro.
O longa recebeu o prêmio de melhor direção e melhor ator no Festival de Cannes, e ganhou mais de dez minutos de aplauso.
No entanto, a escolha pelo filme não significa que ele necessariamente ganhará indicação ao Oscar, já que irá concorrer com outros países para chegar a final dos cinco indicados.
Nas redes sociais, aconteceu uma disputa acirrada entre O Agente Secreto e Manas, de Marianna Brennand. A imprensa americana acredita que o filme também tem potencial para disputar nas categorias de melhor filme, roteiro original, direção e ator do Oscar 2026.
A Trama de O Agente Secreto, possível indicado ao Oscar

O Agente Secreto se passa nos anos 70 e traz a história de Marcelo (Wagner Moura), professor universitário que vai até o Recife procurar o filho caçula em plena ditadura militar.
Além disso, o filme também trará nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Carlos Francisco.
Elogios da imprensa internacional
O Portal G1 publicou nomes de veículos de imprensa internacionais que elogiaram O Agente Secreto.
O The Guardian deu nota máxima ao filme. A revista americana “Hollywood Reporter” chamou o filme de “magistral” O site The Playlist, por sua vez, declarou que Wagner Moura “comanda” o “belíssimo drama criminal”, avaliando o filme com nota máxima.
Concorrentes
A seguir, confira os nomes dos filmes que também estavam concorrendo a premiação:
- “Baby”, de Marcelo Caetano;
- “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal;
- “Manas”, de Marianna Brennand;
- “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro;
- “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Mas você sabe quais são as regras para um filme concorrer ao Oscar? ainda segundo o G1, o filme deve ter mais de 40 minutos, deve ser produzido fora dos Estados Unidos e possuir mais de 50% do seu áudio original em algum idioma que não seja o inglês.
Ademais, quem faz a seleção do filme é sempre o comitê de cada país. No Brasil, esse posto pertence a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que conta com um total de 25 membros.
Na primeira fase da competição, todos estes recebem o convite para assistir aos filmes. Em seguida, selecionam cerca de 15 filmes, que irão para a segunda etapa. Assim, os cinco filmes mais votados são indicados para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional.
O Ganhador do Oscar 2025, Ainda Estou Aqui
O vencedor da categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2025 foi o brasileiro Ainda Estou Aqui, que marcou a primeira vez em que o Brasil conquistou o troféu.

Fernanda Torres é a protagonista do longa, e interpreta Eunice Paiva, que sofre com o desaparecimento do marido durante o regime militar no Brasil. No Oscar, a artista também concorreu a categoria de Melhor Atriz, mas o posto foi ocupado por Mikey Madison, de Anora.
Acompanhe as atualizações sobre o Oscar 2026 aqui no Cine Art Café