O que é cinema?

De maneira direta, trata-se de uma parte gravada de um evento em forma de vídeo e áudio. 

Para especialistas, o cinema é um evento que transforma a compreensão das pessoas por meio de histórias que podem ter realmente existido ou apenas saiu da imaginação de alguém. 

A maioria de nós teve o primeiro contato com o cinema ainda jovem, talvez até criança.

E, a partir daí, essa maioria não parou mais de assistir a filmes.

Isso porque o cinema consegue fazer com que cada um de nós tenha uma perspectiva completamente nova a cada filme visto.

Nenhuma tecnologia conseguiu superar o que o cinema faz, pois, o cinema é um dispositivo de contar histórias que permite a pessoa a vivenciar essas histórias sem realmente vivê-las. 

A definição de arte de cada um é diferente, contudo, é o cinema que nos ajuda a entender o mundo de maneira incrível.

Essa é a primeira razão para que o cinema continue sempre e que sua história não termine nunca.

Onde o cinema nasceu?

Desde o seu nascimento, o cinema é uma forma de arte muito poderosa, uma vez que tem a capacidade de viajar por meio de fronteiras, culturas e até mesmo do tempo.

Assim como outras formas mais antigas de arte, o cinema nasceu na Europa, mais precisamente, na França.

Foi na França que “a sétima arte” deu seus primeiros passos.

Foi na França, no final dos anos 1950 e 1960 que movimentos cinematográficos como “Nouvelle Vague”, começaram. 

O movimento, “Nouvelle Vague”, incentivou cineastas do mundo inteiro a ter o desejo de filmar, tanto questões sociais quanto experimentar novas formas cinematográfica.

Nesse sentido, pode-se dizer que a origem do cinema foi também uma sucessão de avanços e inovações tecnológicas.

De sua criação, em1895, passando pela primeira década do século XX, até os dias de hoje, o cinema ganhou popularização e, assim, inúmeros estúdios cinematográficos foram criados, não somente nos Estados Unidos, em Hollywood, mas nas grandes capitais do mundo.

A década de 1920 foi a que mais viu refletida a tecnologia, como o filme falado e o cinema em cores. 

Já na década seguinte, 1930, que também é chamada de “Era de ouro do cinema”, o cinema se transformou na principal forma de entretenimento.

Vale dizer também que há outra inovação tecnológica que mudou completamente o cinema que é o cinema digital, na década de 1990.

De forma que os grandes estúdios começaram a fazer as gravações e as edições de maneira digital.

Desse modo, com a tecnologia digital, os filmes passaram a ser gravados com câmeras de alta definição e, com isso, a edição se tornou mais barata e mais possível de ser feita.

Por isso que se tornou tão emocionante os efeitos especiais.

Além disso, a própria distribuição dos filmes se tornou também mais acessíveis, em razão da internet.

A virada do século: uma nova forma de fazer cinema

Um novo século, um novo cinema.

Realmente, já no início do século XXI, avanços tecnológicos contribuíram e muito para o cinema, revolucionando, assim, a produção cinematográfica. 

A digitalização não somente colaborou com a acessibilidade à criação de filmes, bem como permitiu que uma nova geração de cineastas surgisse e começasse a criar de maneira independente.

De igual modo, com o surgimento das plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime e Disney+, por exemplo, foram responsáveis, no bom sentido, na transformação e na maneira pela qual se consome conteúdo audiovisual atualmente.

Nunca foi tão livre a escolha por um filme. A qualquer consumidor, é possível a escolha de maneira instantânea. 

Por outro lado, e, seguindo todas essas mudanças, a indústria cinematográfica continua em sua evolução, observando, aderindo, seguindo os novos movimentos e tendências que moldam o cenário global do cinema. 

Dos irmãos Lumière, passando por Charles Chaplin e de vários movimentos, até os dias de hoje, confirmam que o cinema é uma arte e que está em constante transformação. 

Desde a sua criação, evolução e influências, como as duas Guerras Mundiais, diversos cineastas ultrapassaram tempo e espaço e produziram obras impagáveis, independente das técnicas e de estilos diferentes que sobreviveram por muitas décadas.