Reprodução/IMDB
Após o sucesso do primeiro filme, a Disney decidiu trazer de volta os animais falantes e simpáticos de Zootopia. A primeira parte da obra, lançada em 2016, conquistou mais de U$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais. A continuação do longa chega aos cinemas em novembro deste ano.
A animação explora uma cidade de animais antropomorfizados, ou seja, animais que agem como seres humanos – trabalham, estudam e vivem como em uma sociedade humana. Neste universo, os telespectadores acompanham a história da policial Judy Hopps, uma coelha que sempre sonhou em ser detetive.
Por isso, decide prestar o exame da Academia Policial de Zootopia, apesar do receio dos pais. Após a avaliação, Juddy checa seu desempenho e descobre que passou, e assim, torna-se oficialmente uma policial.
No entanto, a coelha logo percebe que não realizou seu sonho – seu superior exige que ela atue apenas como guarda de trânsito. Casos maiores e mais graves ficam sempre sob a responsabilidade de animais maiores. Sua chance de brilhar acontece quando o marido de uma moradora desaparece.

Ela se dispõe a ajudar e faz uma declaração na frente da vice-presidente da cidade. Seu chefe, após ouvir a fala de Juddy perante uma autoridade, permite que a coelha trabalhe no caso. Porém, ela recebe apenas 48 horas para solucionar o problema.
Mas a policial não agirá sozinha: A raposa Nick entra em cena para ajudá-la.
Popularidade
Zootopia é dos mesmos criadores de Frozen e Operação Big Hero. Os dois animais icônicos estarão de volta na continuação do longa, formando novamente uma parceria para solucionar novos mistérios. A vilã da vez é a cobra Gary De’Snake (Ke Huy Quan), e os dois precisam descobrir o que há de errado com a personagem.
No entanto, o sucesso do filme não se deu apenas pela história divertida com animais simpáticos. Juddy, a protagonista da animação, sofre com o desprezo de seus superiores, que não acreditam em seu potencial por ser um animal de pequeno porte.
Esse recorte da trama retrata de forma leve e ao mesmo tempo inteligente o preconceito sofrido pela coelha, que não é vista como uma policial capaz graças a sua espécie, possibilitando que o telespectador trace um paralelo com a realidade, analisando questões como discriminação e abuso de poder em ambientes de trabalho.
Além disso, Zootopia 2 também traz de volta personagens queridos pelo público como a preguiça Flash, a família de roedores de Mr. Big e Gazelle, a popstar.

Vozes do elenco
- Ginnifer Goodwin como Judy Hopps
- Jason Bateman como Nick Wilde
- J.K. Simmons, Idris Elba, Jenny Slate, Octavia Spencer, Alan Tudyk
- Ke Huy Quan como Gary De’Snake
- Quinta Brunson como Dr. Fuzzby
- Fortune Feimster como Nibbles
- Idris Elba como Chefe Bogo
- Jean Reno como Bushron
- Macaulay Culkin como Cattrick
- Brenda Song como Kitty
- David Strathairn como Milton
- Andy Samberg como Pawbert
- Ed Sheeran como Ed Shearin